AULAS E CURSOS


NOVIDADES 2014-2015


AULAS REGULARES E CURSOS DE DANÇAS DA EUROPA




PARA ADULTOS

no PORTO - Centro de Formação Cultural do CONTAGIARTE
Nível I – 5ª feiras – 19h30 às 21h
Nível II – 4ª feiras – 19h30 às 21h
Rua Álvares Cabral, 372 – Porto
Inscrições: 222 000 682   contagiarte@contagiarte.pt
www.cfc.contagiarte.pt


em GAIA - PerBailar - Associação de Pais da Escola de Música de Perosinho
Nível aberto – sábados - 11h às 12h30
Rua das Colectividades, 87
Perosinho, V.N. Gaia
_____________________________________

PARA SÉNIORES


em GAIA - Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel
Nível aberto – terças - 16h30 às 17h30
Rua Delfim Lima 1217 Canelas, V.N. Gaia
_____________________________________

PARA CRIANÇAS E JOVENS


no PORTO - Lagarteiro e o Mundo
 
para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos 
CRIANÇAS - 6ª feiras - 17h30 às 18h30
JOVENS -
6ª feiras - 18h30 às 19h30
Inscrições: 22 099 9116
Pavilhão Animar, Av. Francisco Esteves
Bairro do Lagarteiro bl3 ent 89 casa 21, Porto
_______________________________________



DANÇAS DA EUROPAMEMÓRIA DESCRITIVA

Nesta oficina de Danças da Europa, partimos numa viagem em busca das danças das diferentes culturas europeias.
Num dos continentes mais antigos do mundo – a Europa - estas danças contam a história dos povos de cada país, sendo executadas em festas, cerimónias populares e ambientes de trabalho, desde tempos remotos, como forma de partilha e comunicação entre pessoas das mais diversas idades.
A cultura tradicional evoluiu e actualmente estas danças são dançadas em bailes e festivais por toda a Europa, procurando-se desta forma um reencontro entre o passado popular e a tradição contemporânea.
Nesta oficina, a diversidade das danças impera, desde as danças energéticas às mais introspectivas, de pares, trios, quadrilhas e grupos, no sentido de ir ao encontro da fusão entre o tradicional e o actual.

Plano
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS 

* Sensibilizar diferentes faixas etárias para as diversas culturas da Europa e fomentar o intercâmbio de experiências e saberes tradicionais;
* Conhecer a origem, a história e as modificações actuais das danças interpretadas;
* Desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização e comunicação expressiva das pessoas envolvidas;
* Trabalhar as componentes fundamentais da Dança: Espaço, Tempo e Corpo;
* Desenvolver a consciência rítmica, introduzir o conceito de ritmos simples e composto na prática das danças tradicionais, explorar o espaço e desenvolver a capacidade coreográfica e mímica e os princípios de simetria (círculos fechado e aberto, fila, coluna, quadrilhas e em cruz);
* Explorar a memória dos passos e suas combinações.

METODOLOGIAS/PROGRAMA 

Em ambas as oficinas de Nível 1 e Nível 2, algumas aulas serão direccionadas para um país específico, como enfoque sobre as danças das várias regiões desse país e a sua cultura associada.
Cada oficina é constituída por três partes distintas, sendo elas:
* Aquecimento: técnicas de tonificação e fortalecimento de musculatura e estrutura óssea através de exercícios de aquecimento;
* Aprendizagem prática e teórica das danças tradicionais e ciganas da Europa:
·         Exercícios técnicos que visem a memorização dos passos base e das diferentes combinações de cada dança
·         Exercícios de consciência rítmica
·         Exercícios e exposição de conceitos teóricos: origem, contexto histórico, social e cultural das danças interpretadas;
* Relaxamento: exercícios de consciência corporal e capacidade respiratória e exercícios de comunicação através de coreografias básicas em círculo. Danças Sagradas.

A título de exemplo, durante o presente ano lectivo, algumas das danças leccionadas serão:
Contradança (Portugal), Cercle Circassien (França), Chula (Portugal), Chapelloise (França), Anglaise (Alemanha), Polka do Ramon (Bélgica), Trite Pati (Bulgaria), Fandango (Espanha), Avant deux de travers (França), Verdegar (Portugal), Bourree (França), Troyka (Rússia), Chamarrita (Portugal), Misirlou (Grécia), Contra Dance (Inglaterra), Dölzinger Mühle (Alemanha), Carnaval de Lanz (Espanha), Serjoža (Estónia), Encadeia (Portugal), Jo Jon (Arménia), Hornpipe (Irlanda), Hrvatski Svatovi (Croácia), Hora Medura (Israel), Regadinho (Portugal), Goralski (Polónia), La Jota (Espanha), Malhão de Cruz (Portugal), Csillagocska (Hungria), Geguzine (Lituânia), Rumelaj (Roménia – Cigana), Muiñeira (Espanha).
Horário

_________________________________________________

DANÇAS ORIENTAIS
MEMÓRIA DESCRITIVA

A Dança Oriental é um espaço onde cada um de nós ganha liberdade para expressar as suas emoções, trabalhando as mais variadas formas de expressão corporal, respiração e postura do corpo.
Esta oficina irá debruçar-se sobre dois tipos de dança: a DANÇA DO VENTRE e a DANÇA TRADICIONAL EGÍPCIA.
Na DANÇA DO VENTRE iremos trabalhar a postura pélvica, a ondulação, a separação das várias partes do corpo e a expressão emotiva. Os movimentos leccionados irão focar-se nas diferentes ondulações do ventre, do peito, dos braços, da anca e dos ombros. O Véu será o adereço utilizado e permitir-nos-á descobrir a sensualidade e a leveza do corpo feminino.
Por outro lado, iremos debruçar-nos também sobre a DANÇA TRADICIONAL EGÍPCIA. Neste tipo de dança, os movimentos são mais acentuados, pelo que, através da entrega, o nosso corpo irá ser contagiado pela alegria e pela libertação. Nesta oficina irei focar a acentuação pélvica, através de diferentes movimentos característicos deste tipo de dança.
Através da Dança Oriental, cada um poderá adquirir benefícios físicos e mentais que ajudam numa maior gestão do dia-a-dia. Estes podem ser alcançados através da disponibilidade de entrega ao seu próprio corpo, permitindo que funcione como um veículo dos impulsos emotivos presentes em cada um de nós.