TIPOS DE DANÇA


DANÇAS TRADICIONAIS DA EUROPA CENTRAL E MERIDIONAL



DANÇAS TRADICIONAIS DA EUROPA MERIDIONAL
 Nesta oficina, iremos ao encontro das diferentes danças e culturas da Europa Meridional (Europa mediterrânea). Desde Portugal, passando por Espanha, França, Itália e Croácia, terminamos a nossa viagem no extremo leste da Europa mediterrânea, na Grécia. Com esta oficina, iremos desenvolver a capacidade coreográfica e mímica e os princípios de simetria a pares e em grupo, e conhecer a origem, a história e as modificações actuais das danças interpretadas. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:
FRANÇA
Chapelloise
FRANÇA
Chapelloise à 3
FRANÇA
Circle Circassien
ESPANHA
Muiñeira
ESPANHA
Sete saltos
ESPANHA
Sardana
CROÁCIA
Hrvatski Svatovi
ESPANHA
Fandango
ESPANHA 
Carnaval de Lanz
ESPANHA 
La danse de l'ours
GRÉCIA
Misirlou
GRÉCIA
Tsakonikos
ITALIA
Quadriglia di Accettura
ITALIA
Sbrando
PORTUGAL
Chula
PORTUGAL
Contradança
PORTUGAL
Dança pau


DANÇAS PORTUGUESAS
Nesta oficina, vamos ao encontro das diferentes culturas, usos e costumes de Portugal. Desde o Minho até ao Algarve, passando pelo Douro Litoral, pelas Beiras, Trás-os-Montes e Ribatejo, vamos descobrir as diferentes coreografias criadas nestes últimos séculos, em várias regiões do nosso país. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:
PORTUGAL
Chula
PORTUGAL
Contradança
PORTUGAL
Dança pau
PORTUGAL
Fado batido
PORTUGAL
Loureiro lindo Loureiro
PORTUGAL
Malhão de Cruz
PORTUGAL
Malhão da Desfolhada
PORTUGAL
Encadeia
PORTUGAL
Dubadoura
PORTUGAL
Verdegar
PORTUGAL
A Saia da Carolina
PORTUGAL
Erva Cidreira
PORTUGAL
Gota
PORTUGAL
Ladrão do Meio
PORTUGAL
Malhão
PORTUGAL
Mat'Aranha
PORTUGAL
Vira
PORTUGAL
Pingacho
PORTUGAL
Regadinho
PORTUGAL
Repasseado
PORTUGAL
Rosinha
PORTUGAL
Sariquite
PORTUGAL
fado de Espinho
PORTUGAL
Picadinha







DANÇAS FRANCESAS
Nesta oficina, vamos ao encontro das diferentes culturas e coreografias da França. Desde Alsácia até Bourgogne, passando por Poitou, Bretagne e Limousin, vamos descobrir as diferentes coreografias criadas nestes últimos séculos, em várias regiões deste país. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:
 
FRANÇA
Andro
FRANÇA
Avant deux de travels
FRANÇA
Bourrée 2 tempos
FRANÇA
Bourrée 3 tempos
FRANÇA
Bourrée d'Auvergne
FRANÇA
Bourrée de Cétou
FRANÇA
Bourrée valsée
FRANÇA
Branle da Escócia
FRANÇA
Branle de Noirmoutier
FRANÇA
Branle des chevaux
FRANÇA
Chanj Tu
FRANÇA
Gavotte de l'Aven
FRANÇA 
Hanter’dro
FRANÇA
Kost Ar C'hoad
FRANÇA
Maraîchine
FRANÇA
Mardi-grãs
FRANÇA
Polka des allumettes
FRANÇA
Rond St Vicent
FRANÇA
Rondeau
FRANÇA
Scottish impaire
FRANÇA
Tricot
FRANÇA
Valsa de 3 tempos
FRANÇA
Valsa de 5 tempos
FRANÇA
Valsa de 8 tempos
FRANÇA
Valse des roses
FRANÇA
Zwiefacher Le porcher


DANÇAS GREGAS
A dança, assim como a música grega correspondem muito bem à geografia do país, sendo uma mistura de ritmos ocidentais e orientais traduzidos por instrumentos típicos e milenares. O povo grego expressa o seu estado de espírito através da dança. Cada modalidade tem uma história diferente, fazendo com que sejam muito ricas em ritmos, sons e passos. Devido aos 5 mil anos de história e, principalmente, ao período helenístico, torna-se evidente a influência das músicas e danças gregas em diversas culturas. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:

GRECIA
Chala Chala
GRECIA
Sampson
GRECIA
Troiro
GRECIA
Zagorissios
GRÉCIA
Dontia pikna
GRÉCIA
Hasapiko
GRÉCIA
Ikariotikos
GRÉCIA
Kalinitikos
GRÉCIA
Kotsari
GRÉCIA
Koulouriastos
GRÉCIA
Menousis
GRÉCIA
Nisiotiko
GRÉCIA
Priniotis
GRÉCIA
Serenitsa
GRÉCIA
Tsestos
GRÉCIA
Xaniotikos
GRÉCIA
Zeibekiko
GRÉCIA
Zeibekiko de Chipre
GRÉCIA
Zorba
GRECIA
kalamatianos
GRÉCIA
Hassapico Nostalgico
GRÉCIA
Misirlou
GRÉCIA
Tsakonikos

MIXERS
Um Mixer é um tipo coreográfico de dança social ou participativa que envolve mudança de pares como uma parte integrante da coreografia. Estas danças criam a possibilidade dos diferentes bailarinos conhecerem novos pares e de participantes com pouca experiência dançarem com bailarinos com mais experiência, de forma a avaliar as suas próprias habilidades na dança com diferentes pares, sem sentirem o constrangimento de dançarem a coreografia inteira com o mesmo par.  Os Mixers permitem desenvolver a consciência corporal, a criatividade, a socialização e comunicação expressiva das pessoas envolvidas. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:

DANÇAS MIXER
INGLATERRA - Corner Mixer

INGLATERRA - Kiss my sister

INGLATERRA - Lucky seven

FRANÇA - Scottish Impaire

FRANÇA - Chapelloise à 3

FRANÇA - Bourrée valsée

DANÇAS ANTIGAS
É inegável o enraizamento dos bailes de roda entre o nosso povo, que os trouxe desde a Idade Média até aos nossos dias praticamente inalterados. As primeiras danças populares, conhecidas como danças da corte, originaram-se entre os nobres europeus do século XII, a partir das danças folclóricas dos camponeses. Durante a Idade Média, aproximadamente do século V até o século XIV, o cristianismo tornou-se a força mais influente na Europa. Quando ocorreu a peste negra, uma epidemia que causou a morte de um quarto da população, o povo cantava e dançava freneticamente nos cemitérios; eles acreditavam que essas encenações afastavam os demónios e impediam que os mortos saíssem dos túmulos e espalhassem a doença. A partir do século XV, com o intenso movimento de renovação em muitos âmbitos da vida social e cultural, chamado de Renascimento, as cortes reais também se transformaram. Nessa altura, as danças realizadas pelas classes baixas nas suas festas e comemorações chegaram aos salões da nobreza por meio dos dançarinos e/ou mestres-de-baile. Estes eram contratados pelos nobres para que lhes ensinassem as Danças Sociais que, ao chegarem aos salões da corte, ganharam refinamento e status, tanto que além de serem executadas nos grandes bailes, passaram a fazer parte da educação da nobreza. 

DANÇAS MEDIEVAIS 
Nas oficinas de Danças Medievais aprendem-se danças do século XII, XIII e XIV, pretendendo-se recriar o ambiente medieval vivido nessa época. Numa época em que se vive numa sociedade feudal, nas ruas o povo dança em roda, entre muitas outras danças, as Carolas, enquanto na corte os Branles preenchem os salões de festa, sempre ao som de instrumentos da época. Danças com movimentos largos e alegres, são acessíveis a qualquer público, com ou sem experiência em dança. 

DANÇAS RENASCENTISTAS   
Nas oficinas de Danças Renascentistas aprendem-se danças do século XV e XVI, sendo nesta época que o espírito da aventura, da descoberta e da conquista por novos mundos foi plenamente realizado. Nesta época de florescimento das artes e de permutas culturais, nas cortes dançam-se as Baixas Danças, as Pavanas e as Galhardas, e a dança passa a ter um papel social importante no seio da comunidade. Danças de cortesia e charme, são acessíveis a qualquer público, com ou sem experiência em dança.

 DANÇAS TRADICIONAIS E CIGANAS DA EUROPA DO LESTE
DANÇAS ROMENAS
O folclore faz parte da cultura romena há mais de 500 anos, mas com o passar dos anos sofreu várias mudanças ao nível de vestuário, da dança e das músicas. As mais antigas tradições e os mais antigos costumes populares foram transmitidos de geração em geração, e por trás da dança existe também uma parte espiritual. Os mais velhos criaram os factos de acordo com as lendas populares, nas quais ainda hoje acreditam. Os mais novos, por seu turno, criaram passos mais difíceis e mais rápidos. O próprio nacionalismo é expresso através dos fatos e dos versos das canções. Normalmente, o folclore é presente nas festas nacionais onde as pessoas manifestam o quanto estão orgulhosas de poderem mostrar algo que os antepassados transmitiram. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:
ROMENIA
Alunelul
ROMENIA
Alunelul De La Izbiceni
ROMENIA
Arcanul
ROMENIA
Arcanul Batrinesc
ROMENIA
Baiteneasca
ROMENIA
Batuta Munteneasca
ROMENIA
Floricica Olteneasca  
ROMENIA
Hora De Langesti
ROMENIA
Hora Mare
ROMENIA
Hora Mare Bucovineana
ROMENIA
Hora Pe Loc
ROMENIA
Joc In Patru
ROMENIA
Murguletul de la Petresti
ROMENIA
Poloxia Ca La Goica
ROMENIA
Trei Pazeste De La Bistret
ROMÉNIA
Alunelul Batut
ROMÉNIA
bratusca
ROMÉNIA
Cintec si joc de fete
ROMÉNIA
de trei hori de dupa masa
ROMÉNIA
Hora
ROMÉNIA
hora de la casimcea ou hora fortuna
ROMÉNIA
Hora Leganata ou Boierasca
ROMÉNIA
Iedera
ROMÉNIA
Joc batranesk
ROMÉNIA
Sirba de la Tulcea
ROMÉNIA
sirba luiguiorgui
ROMÉNIA
Zdroboleanca
ROMENIA
Ciuleandra
ROMENIA
Mahala



DANÇAS BÚLGARAS
As danças folclóricas da Bulgária destacam-se com a grande riqueza e diversidade dos movimentos, combinados em sofisticados ritmos e entoações. A música tradicional da Bulgária, tal como a dança e a roupas búlgaras, varia em função da região de onde vem. Cada música tem o seu ritmo e em função do ritmo é criada a dança. Normalmente, cada região tem um ritmo e/ou a dança específicas. Mas algumas das danças são gerais e dançadas pelo país inteiro. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:

BULGARIA
Balutsa
BULGARIA
Bobovdolsko Horo
BULGARIA
Celebinsko
BULGARIA
Eski
BULGARIA
Gankino Horo
BULGARIA
Kopanica Gankino
BULGARIA
Graovsko Horo
BULGARIA
Jove Malaj Mome
BULGARIA
Kasapsko Horo
BULGARIA
Kulskoto (Arap)
BULGARIA
Narodno Horo
BULGARIA
Pazardjishka Kopanitsa
BULGARIA
Pravo Horo
BULGARIA
Sedi Donka
BULGARIA
Talima
BULGARIA
Trite Pati
BULGARIA
Tropanka
BULGARIA
Arap Kulskoto




DANÇAS ISRAELITAS
A dança em Israel surgiu como uma fusão entre estilos de dança judaico e não judaico de diversas partes do mundo. Enquanto em outros países a dança é estimulada para preservar velhas tradições rurais, em Israel é uma arte recém desenvolvida, que vem evoluindo desde os anos 40, baseada em fontes históricas e modernas. Inspira-se também na bíblia e em estilos de danças contemporâneas. Os pioneiros que trocaram a vida urbana da Europa Oriental pela vida rural em um ambiente coletivo trouxeram com eles danças que foram adaptadas à nova situação. A dança popular é aquela que o povo cria para o povo, e que consequentemente uma parte considerável da população dança. Criou-se de um estilo de dança multifacetado, caracterizado por uma combinação de estilos e fontes, que incorpora motivos de danças tradicionais judaicas da diáspora e tradições locais, e elementos de dança que vão do jazz a ritmos latino-americanos até a cadência típica de vários países mediterrâneos. A título de exemplo, algumas das danças que poderão ser leccionadas nesta oficina:
ISRAEL
Abba Shimon
ISRAEL
Hora chadera
ISRAEL
Hora medura
ISRAEL
Kshe Navo
ISRAEL
Ma Navu
ISRAEL
Nigoono Shell Yossi
ISRAEL
Od lo ahavti dai
ISRAEL
Tsadik Katamar


DANÇAS ORIENTAIS

A Dança Oriental é um espaço onde cada um de nós ganha liberdade para expressar as suas emoções, trabalhando as mais variadas formas de expressão corporal, respiração e postura do corpo.
Esta oficina irá debruçar-se sobre dois tipos de dança: a DANÇA DO VENTRE e a DANÇA TRADICIONAL EGÍPCIA.
Na DANÇA DO VENTRE iremos trabalhar a postura pélvica, a ondulação, a separação das várias partes do corpo e a expressão emotiva. Os movimentos leccionados irão focar-se nas diferentes ondulações do ventre, do peito, dos braços, da anca e dos ombros. O Véu será o adereço utilizado e permitir-nos-á descobrir a sensualidade e a leveza do corpo feminino.
Por outro lado, iremos debruçar-nos também sobre a DANÇA TRADICIONAL EGÍPCIA. Neste tipo de dança, os movimentos são mais acentuados, pelo que, através da entrega, o nosso corpo irá ser contagiado pela alegria e pela libertação. Nesta oficina irei focar a acentuação pélvica, através de diferentes movimentos característicos deste tipo de dança.
Através da Dança Oriental, cada um poderá adquirir benefícios físicos e mentais que ajudam numa maior gestão do dia-a-dia. Estes podem ser alcançados através da disponibilidade de entrega ao seu próprio corpo, permitindo que funcione como um veículo dos impulsos emotivos presentes em cada um de nós.

Sem comentários: